quinta-feira, 12 de abril de 2012

102.1 Layout de Disco

Tópico 102 - Instalação do Linux e gerenciamento de pacotes

102.1 Layout de Disco

Olá pessoal, estamos entrando no Tópico 102, e hoje vou estar falando um pouco sobre como estruturar um Layout de disco no Linux.

Segundo o site da lpi.org será cobrado na prova o seguinte conteúdo:

102.1 Layout de Disco

Terms e Utilitários

/ (root) filesystem
/var filesystem
/home
filesystem
swap
space
mount
points
partitions





Sistema de arquivos ROOT ou  raiz (/)

Partição Raiz

Uma partição raiz é montada como "/" (diretório inicial) e contém os itens necessários para inicialização do sistema de arquivos de configuração. Ela pode ser, inclusive, a única partição do sistema; se isto ocorrer, você deve colocar o tamanho da partição igual ao tamanho do disco. Entretanto, recomendamos fortemente que sejam criadas outras partições.

Dentro do barra (/) contém as seguintes partições:




dev 
boot
root 
bin
sbin
etc
home
cdrom
lib
media
mnt
opt
proc
sys
srv
usr
var

Estes diretórios não precisam estar exetamente montados em uma só máquina ou servidor, podendo estar em outro servidor e ser mapeado ou montado em sua máquina apartir de algum destes diretórios.

Antes de sair instalando sua distribuição linux tanto para desktop como para uso em servidor, é necessário projetarmos o seu uso, para quantos usuários estamos montando este servidor? o que ele vai estar servindo? como e quais partições vou precisar? somente uma máquina é necessário? posso utilizar uma VMware? sua rede somente percisa de um compartilhamento? quanto de espaço vou precisar em cada partição?
fazendo estas perguntas a você mesmo você vai projetar seu servidor com uma melhor qualidade, e bem melhor estruturado a sua necessidade, facilitarmos nossas vidas e a administração do mesmo.

Partições

Basicamente para instalar uma distribuição precisamos instalar no minímo duas partições, o barra (/)  e a partição SWAP  que auxilia a memória principal quando a mesma está sobrecarregada, porém em alguns servidores é interessante termos alguns diretórios fora do barra (/) , vamos falar sobre alguns ds diretórios.

var - A diretório var é onde se armazena históricos, logs de programas, filas de impressão.

tmp - O diretório tmp aramzena arquivos temporários utilizados por prograas instalados no sistema, é legal deixarmos em uma partição separa pelo fato do grande acumulo, podendo vir a travar e gerar lentidão no servidor.

home - Contém os diretórios dos usuários do sistema, também é legal deixarmos em uma partição separada para não lotar, gerando também lentidão e eventuais problema no servidor.

boot - Monta a partição que contém o kernel e o bootloader.

usr - Contém códigos fontes de programas, programas e documentação.



fstab

O arquivo fstab localizado em /etc é um arquivo muito importante, ali podemos editar as configurações de montagem de um mapeamento, onde montar, montagem de um dispositivo, permissões de montagem, checagem da partição montada, backup da partiao, etc.

Como verificar o arquivo fstab

# cat /etc/fstab




dispositivo    ponto de montagem        sistema de arquivos    opçoes de montg       dump         fsck
/dev/hda2        /                                    ext3                            defauts                   1             1

Na primeira tabela contém informações sobre o dispositivo montado, no caso /dev/hda2, quer dizer que é um hd IDE, montado na segunda partição do HD. Ponto de montagem, diz onde o dispositivo está montado, no caso dentro da partição barra(/) .
Sistema de arquivos usado ext3, opções de montagem defauts, dump representa um utilitário de backup do linux o "1" representa que está ativo, e 0 não está ativo, é raro a utilização deste utilitário no linux, o FSCK habilita ou não a checagem de erros na inicialização, 1 habilita, 0 não habilita, 2 será o segundo a ser verificado, utilitário usado somente para hds.

Explicação um pouco mais detalhada

auto/noauto = Habilita a montagem de um dispositivo na inicialização, noauto não habilita.

user/nouser = O usuário tem privilegio de montar este dispositivo, nouser, não tem privilegio de montar a partição, é recomendavel deixar "user" para o usuario conseguir montar seu pendrive ou cdrom, NUNCA para montagem do  barra (/) para evitar maiores estragos.

exec/noexec = fornce o direito do usuario executar arquivos binários, noexec não da direito de execução dos arquivos binários. 

ro = read only, monta o sistema de arquivos como somente leitura.
rw = read write, monta o sistema de arquivos como read write, leitura e escrita. 

sync e asysnc = define o modo de sicronismo de I/O do sistema de arquivos, sincrono ou assíncrono.

SWAP = Uma partição "swap" é identificada pelo código hexadecimal x82.


    
Diretórios que precisam estar obrigatóriamente dentro da raiz ou barra (/):

/etc /sbin /bin /proc /sys /dev Estes diretórios tem informações de outros pontos de montagem, não estando na raiz (/) o sistema não conseguiria montar diretórios que não estejam no servidor fisico.

/etc - Contém arquivos de configuração de programas.
/sbin - Contém binários, usados pelos usuários.
/bin - Contém binários usado pelo root, administrador do sistema.
/proc - Contém informações do sistema (processos) no momento da utilização.
/sys - Contém informações dos dispositivos, e o que está acontecendo no sistema no momento de uso.
/dev - Contém as informações sobre os dispositivos lógicos montados no sistema exemplo: /dev/sda   /dev/hda

Bem é isso pessoal, recomendo o site vivaolinux.com.br para completar os estudos, flw pessoal e bons estudos!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário